Gespaço

  • ATLAS | USP

Desenvolvemos o sistema patrimonial e de espaço físico para a Universidade de São Paulo, inicialmente para o campus Butantã (Cidade Universitária). Atualmente estamos desenvolvendo o sistema para os campi USP-Leste, São Carlos, Bauru, Pirassununga, Lorena, Piracicaba e Ribeirão Preto.

Contexto

A Universidade de São Paulo (USP) foi criada em 1934. Atualmente considerado uma das mais importantes instituições de nível superior do Brasil e sendo reconhecido mundialmente por diferentes rankings que medem qualidade das universidades. A USP oferece 240 cursos de graduação, 309 de mestrados e 299 de doutorado, distribuída em 42 unidades. Sendo que estas unidades são distribuídas em oito campi de São Paulo: Cidade Universitária (Butantã), USP-Leste, Ribeirão Preto, Piracicaba São Carlos, Pirassununga, Bauru e Lorena.

Necessidade de Gestão Patrimonial

Devido à grande quantidade de bens patrimoniais e espaços físicos da universidade, os gestores sentiram a necessidade de ter um maior controle sobre elas, para todas as unidades e campi. A possibilidade de ter um cadastro dos ativos fixos e espaços físicos, com informações relevantes, imagens e o georreferenciamento auxiliaria na gestão, economizaria tempo e custos.

ATLAS|USP – Sistema Patrimonial e de Espaço Físico

Solicitado pela Universidade de São Paulo para atender as necessidades, o Atlas é um sistema patrimonial e de espaço físico que auxilia os órgãos gestores da Universidade nas atividades de controle de cadastramento, planejamento do uso de tais recursos e nas ações de manutenção dos ativos fixos e espaços físicos de acordo com as informações. O Atlas é a maior ferramenta que a USP possui para a gestão patrimonial e de espaço físico. Tendo um mapa como uma interface gráfica, o usuário tem acesso a todo o acervo cadastrado sobre os bens patrimoniais e dos espaços físicos que facilita a usabilidade do sistema. O mapeamento das áreas externas do campus é composto por 145 camadas de informação divididas nos grupos: Edificação, Vegetação, Mobiliário Urbano, Sistema Viário, Hidrografia, Topografia e infraestrutura (Água e Incêndio, Esgoto, Drenagem, Dados e Voz, Elétrica e Mista). Em conjunto aos dados externos do campus, o usuário tem acesso ao interior de todas as edificações da universidade, possibilitando a navegação entre os pavimentos e o detalhamento de cada ambiente interno. Somente no Campus Butantã, foram levantados e cadastrados 385 edificações com um total de mais de 19.000 ambientes, aos quais foram anexados mais de 24 mil arquivos entre fotografias, plantas CAD e outros documentos, que podem ser consultados via interface do sistema, ou baixados para a máquina do usuário, facilitando a comunicação e a disseminação de informação entre diferentes gestores e usuários.

Plataformas do ATLAS|USP

ATLAS Desktop

 Atlas Usp Desktop

O Atlas Desktop é um sistema já implantado na universidade, no qual é preciso instalar tal sistema em cada computador que será utilizado para o gerenciamento patrimonial.

ATLAS Web

Atlas USP web

O Atlas Web está em fase de desenvolvimento. Este sistema patrimonial não necessita ser instalado em computadores para poder exercer sua função, é necessário somente acesso a internet, assim, reduz o tempo de uso e os custos, o sistema pode ser utilizado de qualquer local que tenha acesso à rede e os dados cadastrados ou modificados do sistema é atualizado em tempo real.

ATLAS Mobile

Atlas USP Mobile

O Atlas Mobile está em fase de desenvolvimento O Atlas mobile é um sistema de controle patrimonial realizado por aparelhos móveis, permitindo o gerenciamento e controle dos dados de qualquer lugar, pois pode ser utilizado a internet 3G. Esta plataforma é ideal quando as atividades de cadastramento dos bens patrimoniais e dos espaços físicos forem realizados em campo, pois ele substitui os blocos de anotações e o tempo de tabular os dados. E o layout do sistema é adaptado ao mobile, facilitando a sua usabilidade.

Mapa Base Atlas USP

 

Gestão de Infraestrutura
01. Monitoramento de todos os componentes do campus. 02. Planejamento e acompanhamento de reformas e obras em todo
o campus. (obras demarcadas pela região vermelha pontilhada)

 

Gestão Predial
01. Visualização da edificação externamente. 02. Acesso a dados cadastrais da edificação como nome, área total,
estado de conservação, entre outros.
03. Acesso a informações adicionais como arquivos de foto e mapeamentos.

 

Gestão do Espaço
01. Visualização da edificação externamente. 03. Visualização dos ambientes internos do pavimento.
02. Acesso aos pavimentos do edifício.
04. Acesso a dados cadastrais do ambiente interno escolhido, além de adicionais como fotos.